sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Violas de Cravelha são destaque em Ipoema

Aulas de Construção de Violas de Cravelha em Ipoema
Por  em 10 setembro, 2013
0
Oficina de construção de violas
Distrito de Itabira, Ipoema é conhecida pela tradição na Roda de Viola. É nesse local que o Programa Atitude Ambiental da Vale vai realizar, durante o mês de setembro, a oficina “Construção de Viola Cravelha”.
A oficina tem como objetivo ensinar a confecção de violas cravelhas a partir de materiais e madeiras reaproveitáveis. Irão participar alunos do projeto “Viola na Roça” e pessoas da comunidade que estejam comprometidas com a reutilização de materiais, a expressão cultural e artística local e com o fortalecimento de ações sustentáveis.
O projeto “Viola na Roça” resgata o aprendizado de música voltada à viola. Participam das aulas do “Viola na Roça” alunos da rede pública de ensino, que são selecionados pelas escolas a partir de seu desempenho e comportamento. Muitos dos alunos não têm condições de adquirir o instrumento.
As atividades da oficina começaram esta semana e acontecem de segunda a sexta-feira. Pela manhã, às 8h, o espaço é dedicado aos membros da comunidade e a noite, às 18h, aos alunos do “Viola na Roça”. Nessa edição, a oficina irá beneficiar 18 pessoas. A perspectiva é que todos os alunos consigam finalizar as suas violas até o final do mês.
Em 2011, o Programa Atitude Ambiental já realizou no distrito um projeto que obteve grande sucesso: a oficina “A gente Toca com o que Tem”. Ao final de várias edições, participaram 120 alunos no município de Itabira. Na oficina os alunos aprendiam a confeccionar instrumentos com materiais como latas de milho, de óleo, de tinta, cabo de vassoura, entre outros.
Ipoema: viola e tropeirismo
Ipoema tem forte ligação com o tropeirismo. O distrito foi rota da Estrada Real e recebeu por muito tempo tropas com produtos minerais e alimentícios. A principal atração da cidade é o Museu do Tropeiro, que expõe peças que retratam o cotidiano e trabalho dessas pessoas e promove a Roda de Viola.
Desde 2005, a Roda de Viola tem como objetivo resgatar a memória coletiva dos tropeiros e acontece todos os sábados de lua cheia. Dessa forma, essa oficina irá incentivar tanto a manifestação cultural da população do distrito, como ações de reciclagem.
Fonte:www.defatoonline.com.br


http://www.violanaroca.com.br/2013/09/10/aulas-de-construcao-de-violas-de-cravelha-em-ipoema/

Nenhum comentário:

Postar um comentário