terça-feira, 17 de setembro de 2019

Mistérios de Chiquitos

                                     



O mistério das Músicas perdidas.

Valmir Roza Lima

Quando se viaja por terras estrangeiras, estamos sempre dispostos a conversar com os locais e ouvir estórias pitorescas. Ainda mais quando se viaja por zonas muito antigas e cheias de mistério, como algumas regiões da América do Sul.
Interessante também é a fauna de personagens que surgem dessas estórias, guerreiros, nativos, militares, ladrões de terra, padres, heróis do povo e “belas” mulheres.

Uma das estórias que me marcaram nessas viagens que sempre faço entre Argentina e Bolívia, foi sobre a misteriosa vida de Domenico Zípoli, que é considerado o mais importante compositor das Missiones Jesuíticas.
Sua vida ainda hoje é objeto de pesquisa e eu não conheço uma biografia ou documento oficial, que mapeie de uma vez por todas os passos desse personagem.

Por nome de Domenico Zipoli, sabe-se que nasceu na Itália por volta de 1700, e que  tornou-se um grande mestre de música. Morou em várias cidades europeias e estudou com grandes mestres de sua época.
Dizem os pesquisadores que teria escrito várias obras até atingir a vida adulta, sendo até reconhecido como um compositor de certa importância.
Daí em diante sua vida é um mistério.
Pra resumir a história, em um certo período o nosso personagem, não apareceu mais em  nenhum documento e não se tinha mais noticias de novas obras musicais escritas por ele.

O tempo passa e com o tempo, as obras de Domenico Zipoli, vão sendo esquecidas e os documentos que citam o músico, vão se tornando coisas do passado. Por fim, a Europa segue seu destino e o nome do músico vai sendo ofuscado pelas  novidades do novo mundo ”Lembre-se que estamos no século XVIII época de grandes mudanças”, até que ele é dado como desaparecido.
 


     Mapa da Chiquitania

rr


    Construção tipica da região

     Rua de San Javier


    Colunas de madeira em San Inácio



No ano de 1941, um pesquisador Uruguaio, por nome Lauro Ayestarán, investigando documentos antigos, descobriu que o Maestro desaparecido na Itália, na verdade teria vindo como missionário jesuítico para a América do Sul, e teria vivido na província de Córdoba na Argentina, onde teria morrido em 1726 depois de compor várias obras musicais juntamente com os nativos da região.

Porém essa estória não termina aí !
Esse mistério nos leva agora pro interior da Bolívia, mais precisamente pra região da Chiquitânia.”Chiquitos”
Eu já andei por vários povoados dessa região e já ouvi várias versões dessa mesma  estória que vou narrar a seguir:

Na década de setenta, houve um grande trabalho de restauração em várias igrejas e construções originais que teriam servido as missões jesuíticas  nos povoados de Chiquitos entre os anos de 1696 e 1760.
Nesse trabalho, foi encontrada uma câmara secreta com documentos antigos e entre esses documentos cinco mil partituras musicais.

E adivinha! muitas dessas músicas, foram atribuídas ao nosso personagem Domenico Zipoli, que deve ter tido uma vida muito interessante e aventurosa, pois na sua meia idade, partiu da Europa em direção à América do Sul, recém descoberta, e se aventurou a evangelizar e fazer música com os nativos.

Chiquitos hoje é uma região muito conhecida na Bolívia e famosa por suas escolas de música. Uma série de povoados em plena selva perto de Santa Cruz, onde de dois em dois anos, é realizado um dos maiores festivais de música sacra do mundo.


Rabecas antigas em San Javier






     Fundação das cidades na América Espanhola












Igreja em San Javier


Em Chiquitos as obras de Domenico Zipoli são executadas por centenas de grupos indígenas em um formato europeu como coral, orquestras, quartetos etc...e ele é considerado o compositor que mais representa as reduções jesuíticas, mas por ironia do destino, creio que ele não chegou a conhecer essa região, pois suas obras chegaram à Chiquitos pelas mãos de outros padres que provavelmente vieram da região em que ele vivia na Argentina.
Outros dizem que ele chegou a passar por Chiquitos, será que ele esteve por ali também ??
Essa história é muito conhecida pelos amantes da música sacra, e já virou lenda.
A lenda das músicas perdidas.

Assim é a Bolívia!  com muito mistério ainda por ser desvendado.



Valmir Roza lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário